Centro de Interpretação “Minas de Herrerías”

A aula de Interpretação de Minas de Herrerías, promovida pela associação, é concebido como um espaço cultural dedicado principalmente a uma vertente educativa e informativa na área da mineração e todos os aspectos das Minas de Herrerías.

A criação destas aulas é o embrião do nosso objectivo final: a criação do Centro de Interpretação futuro e Arquivo Histórico, espaço que combina o museu e o c arquivo onde podemos reunir todos os documentos adquiridos através de doações, e por esta Associação.

A intenção com a criação do Centro da interpretação é:

1.- Catálogo: Definir cada peça ou documento que chegue a esta Associação para uma melhor compreensão, estudo e exposição, destes artigos e documentos.

2.- Divulgar: Publicar e disseminar a tantas pessoas quanto possível a actividade da Associação.

3.- Atrair novas doações: Estamos a construir um património rico e variado.

O centro de interpretação destina-se principalmente para recuperar o património histórico e industrial. O histórico através de painéis diferentes, com informações divididas em diferentes áreas temáticas, tais como:

- Caminhos-de-ferro do Guadiana
- Clube desportivo de Herrerias
- Tratamento de mineiros
- A Associação das Minas de Herrerías
- Figuras históricas
- A cidade mineira
- Reabilitação do Cabeza del Pasto guincho
- Nossos mineiros
- Concurso de Fotografia
- Dia da nossa memória histórica mineira
- Rádio

E do património industrial, através de doações generosas de itens relativos ao património de mineração. Os vários elementos são constantemente expostos, cada um com seu respectivo reforço explicativo onde indicado o seu nome, descrição, cronologia, doador, etc., para que o visitante seja autónomo quando fazer a visita sem a necessidade da ajuda de qualquer guia.
Finalmente o Centro de Interpretação também encontrará um espaço dedicado a documentos, textos, fotografias, que futuramente vão fazer parte do futuro Arquivo Histórico da Asociación Herrerías

Cabeza del Pasto Carta para s/n
21559 - Minas de Herrerías
T. M. de Puebla de Guzmán (Huelva)